segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Filme: A Onda

Oii gente!!
Hoje vou falar sobre um filme alemão que minha professora de português indicou, e que é muito interessante, A Onda. Toda a trama começa quando o professor de autocracia não consegue responder uma pergunta feita por uma aluna sobre a Segunda Guerra Mundial, em que cujo questionamento era de como os alemães puderam "fechar" os olhos para as coisas que aconteciam com os judeus, homossexuais e negros.  Assim o professor decide mostrar de uma forma inteligente como isso funcionava, algo que originou em sérios problemas.


Sinopse: RainerWegner, professor de ensino médio, deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema “força pela disciplina” e dá ao movimento o nome de A Onda. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e A Onda já saiu de seu controle. Baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967.


    O que era para ser apenas um objeto de estudo acaba se tornando algo grande, os alunos passaram a acreditar e a se focar naquele grupo, “fechando” assim os olhos para os problemas que causavam dentro do colégio e até mesmo fora dele. O professor então é obrigado a tomar uma decisão para que a situação voltasse ao controle, ele chama os alunos para o auditório e através da utilização de um discurso de Hitler ele explica para os alunos que aquilo se tornará algo semelhante ao que houve durante a guerra, mostrando como os alunos se “cegaram” com a ideia de possuir um grupo no qual se achavam superior.


    A ideia do filme é mostrar o quanto somos extremamente manipuláveis, sendo através da mídia, dos amigos ou familiares. Vale a pena assistir, pois nos ajuda a refletir em muitos atos do nosso cotidiano, e entender  o poder de Hitler tinha na Segunda Guerra Mundial.

LAYNE

Um comentário:

blograquelgmsp disse...

Parece interessante hehe' quero assistir! :)